terça-feira, 23 de outubro de 2012

Barroco

O Barroco é a continuação do Renascimento de uma forma mais grandiosa e exagerada, apresenta-se em um contexto de conflitos com a ocorrência da Reforma Protestante e a Contrarreforma. É também um período marcado pelo Absolutismo Monárquico e pela ascensão da burguesia.


A porta do palácio de Peterhof, em São Petersburgo, Rússia, é um exemplo do estilo barroco, ricamente adornada, com muitos detalhes dourados.
A arte nesse período aborda temas relacionados à Mitologia Clássica, temas Bíblicos e retratos. As cores  são fortes, há jogo de luz e sombras, movimento, dramatismo, religiosidade, emoção, forças antagônicas como bem e mal; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; espírito e matéria.

                                                                   Rembrandt, Lição de Anatomia do Dr. Tulp

                                                                     Caravaggio,  The Incredulity of Saint Thomas

No vestuário feminino, o decote some e o corpo fica apertado em um corpete de metal, pois é um contexto de conflitos. As mangas são volumosas, assim como os rufos exagerados. Percebe-se também o excesso de detalhes,  bordados, pedrarias, laços, fitas e o uso de perucas. 



A saia vertugadin (guardiã da virtude), escondia as formas do corpo das mulheres fazendo volume no sentido lateral. Na pintura abaixo pode-se ver também, a utilização de uma armação na altura das costas com tecido esvoaçante.


                                          Painting of Queen Elizabeth I, Marcus Geeraerts the younger, 1592


O vestuário masculino era composto por casacos largos com mangas dobradas que revelavam punhos de renda. As calças tinham comprimento na altura dos joelhos e eram usadas em combinação com meias de seda, frequentemente brancas. Os cabelos eram compridos.

                                  A Ronda Noturna (The Nightwatch) de Rembrandt van Rijn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário