A partir de 1789 houve o início da Idade Contemporânea e a utilização do Estilo Império. A origem do processo de simplificação do vestuário ocorreu com o Iluminismo, movimento cultural de elite de intelectuais na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento. O movimento promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado, constituiu-se por homens comoJean Jacques Rousseau, John Locke, Charles de Montesquieu.
Jean Jacques Rousseau
A obra Do Contrato Social de Rousseau expõe noção de Contrato Social, onde o homem é visto como naturalmente bom, sendo a sociedade, instituição regida pela política, a culpada pela "degeneração" do mesmo. Em uma organização social deveria-se ser estabelecido um contrato entre duas partes: uma do governo e outra do povo. Cada uma das partes possuindo seus direitos e seus deveres. O Contrato Social é um acordo entre indivíduos para se criar uma Sociedade, e só então um Estado, isto é, o Contrato é um Pacto de associação, não de submissão.
A luz nos pensamentos objetiva retirar as vendas das crendices, fazendo com que o povo perceba que o governante é uma pessoa normal e não alguém com poder divino devendo honrar seus deveres.
O estilo império começou a ser utililizado como medida de sobrevivência, pois aqueles que se vestiam no estilo rococó eram os antigos "aproveitadores" do dinheiro do povo e, quando identificados, eram perseguidos e mortos ( como ocorreu com Maria Antonieta)
Trajes mais sóbrios, tecidos lisos, bordados usados mais para ocasiões especiais para as mulheres. Sem exageros. A simplificação não ocorre simplesmente na forma, mas também nos materiais utilizados como o algodão. As mangas eram levemente bufantes e confortáveis.
A questão da sedução é bem menor, a roupa define menos as formas, a cintura é marcada logo abaixo do busto, sem exagero de adornos e elementos. A peruca também caiu em desuso.
O estilo Império é assim denominado pois Napoleão Bonaparte obteve o poder através de um golpe de Estado, se auto conclamando Imperador da França.
Concomitantemente a esses acontecimentos, ocorre a Revolução Industrial no Reino Unido.
No campo das artes, o período Neoclássico ou Neoclassicismo trabalhou o predomínio dos valores da razão, valores clássicos da forma ( Grécia e Roma) e o apreço pela ciência, sepultando a crença que afasta o indivíduo do mundo concreto.
Napoleon Crossing the Alps, Jacques-Louis David.
A arte tinha preocupação na exatidão, precisão da forma, ausência de emoção e predomínio da razão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário