terça-feira, 27 de novembro de 2012

Estilo Império


A partir de 1789 houve o início  da Idade Contemporânea e a utilização do Estilo Império. A origem do processo de simplificação do vestuário ocorreu com o Iluminismo,  movimento cultural de elite de intelectuais na Europa, que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento. O movimento promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado, constituiu-se por homens comoJean Jacques Rousseau, John Locke, Charles de Montesquieu

     Jean Jacques Rousseau

A obra Do Contrato Social  de Rousseau  expõe  noção de Contrato Social, onde o homem é visto como naturalmente bom, sendo a sociedade, instituição regida pela política, a culpada pela "degeneração" do mesmo. Em uma organização social deveria-se  ser estabelecido um contrato entre duas partes: uma do governo e outra do povo. Cada uma das partes possuindo seus direitos e seus deveres. O Contrato Social   é um acordo entre indivíduos para se criar uma Sociedade, e só então um Estado, isto é, o Contrato é um Pacto de associação, não de submissão.

A luz nos pensamentos objetiva retirar as vendas das crendices, fazendo com que o povo perceba que o governante é uma pessoa normal e não alguém com poder divino devendo honrar seus deveres.


O estilo império começou a ser utililizado como medida de sobrevivência, pois aqueles que se vestiam no estilo rococó eram os antigos "aproveitadores" do dinheiro do povo e, quando identificados, eram perseguidos e mortos ( como ocorreu com Maria Antonieta)





Trajes mais sóbrios, tecidos lisos, bordados usados mais para ocasiões especiais para as mulheres. Sem exageros. A simplificação não ocorre simplesmente na forma, mas também nos materiais utilizados como o algodão.  As mangas eram levemente bufantes e confortáveis. 
A questão da sedução é bem menor, a roupa define menos as formas, a cintura é marcada logo abaixo do busto, sem exagero de adornos e elementos. A peruca também caiu em desuso.

O estilo Império é assim denominado pois Napoleão Bonaparte obteve o poder através de um golpe de Estado,  se auto conclamando Imperador da França.
Concomitantemente a esses acontecimentos, ocorre a Revolução Industrial no Reino Unido. 



No campo das artes, o período Neoclássico ou Neoclassicismo trabalhou o predomínio dos valores da razão, valores clássicos da forma ( Grécia e Roma) e o apreço pela ciência, sepultando a crença que afasta o indivíduo do mundo concreto.

Napoleon Crossing the Alps, Jacques-Louis David.

A  arte tinha  preocupação na exatidão, precisão da forma, ausência de emoção  e predomínio da razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário