Ao longo do século XVII a França e a Inglaterra eram os dois
grandes polos que dominavam as disputas diplomáticas da Europa. Enquanto a
Inglaterra era a grande potencia marítima e na produção de tecidos de algodão,
a França dominava a exportação de produtos manufaturados como tecidos (sedas,
lãs, fitas, malharia), roupas e artigos de luxo.
Fabricação artesanal de tecidos de sedas |
As
pesquisas científicas iniciadas pelos iluministas durante o Renascimento,
trouxeram muitas inovações para o século XVII na área de estudo das cores. Isac
Newton (1642-1727) foi o primeiro a isolar as cores principais do espectro da
luz, as chamadas cores primarias (azul, amarelo e vermelho), delas nascem todas
as outras cores.
Isac Newton estudou os espectros da luz com a ajuda de um prisma |
Johann
Tobias Mayer, professor da Universidade de Göttinger, estabelece a gama de
nuances listando 91 principais e 9381 tonalidades discerníveis pelo olho
humano. Estes conhecimentos foram as bases para os fabricantes de tintas
trouxessem para seus produtos os avanços notáveis que houveram nesta época. Durante
o reinado de Luís XV as cores eram de tons mais sutis, já seu sucessor Luís VXI
viveu durante seu reinado uma moda de cores mais fortes e vibrantes.
Madame Du Barry foi uma das famosas amantes de Luís XV |
O
reinado da Regência (1715-1723), teve como característica a perda do fôlego de
sentimento de corte, a necessidade de ver e ser visto foi ofuscado pela pompa e
etiqueta de Versalhes, onde privilegiava-se encontros que enalteciam o dom da
conversação. Com a chegada de Luís XV, a corte
volta a desfrutar de uma certa liberdade, deixando um pouco de lado o
cerimonial do palácio de Versalhes.
A
burguesia passa a ansiar pela vida de prazeres da corte, assim ostentar grandes
fortunas em salões decorados com todo o luxo e requinte os fazia sentirem-se
mais perto da nobreza. As vestimentas também refletiam essa necessidade, sendo
tão ricas e originais quanto a de qualquer nobre.
Nesta série francesa, Marquise de Pompadour, podemos observar a escalada de uma plebeia rumo a nobreza.
Neste
contexto de riqueza, luxo e prazer surge a estética rococó que deixa de lado
toda a dramaticidade do barroco, adotando ares mais frescos e alegres ao enaltecer
o lado belo da vida.
Retrato de Madame de Pompadour, mais tarde chamada de Marquesa |
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