O Steampunk também é mesclado com certa frequência a elementos de gêneros como fantasia, horror, ficção histórica, história alternativa ou ficção especulativa, fazendo deste muitas vezes um gênero híbrido. O termosteampunk foi cunhado nos anos 80 e 90, apesar de hoje ser utilizado para designar até mesmo trabalhos de ficção criados no século 19.
Steampunk também se refere a qualquer um dos estilos artísticos, vertentes da moda ou subculturas que se desenvolveram a partir da ficção steampunk. É frequente hoje customizar objetos cotidianos em um estilo mecânico steampunk pseudo-Vitoriano, desde roupas e joias até mobiliário e instrumentos musicais, por exemplo. Até mesmo alguns artistas visuais e músicos já foram descritos com steampunks.
O design steampunk enfatiza um balanço entre forma e função, deixando tênue a linha entre o funcional e o decorativo. A ideia destes trabalhos é empregar materiais típicos da Era Vitoriana, como bronze, ferro, madeira e couro com elementos de design e artesanato típicos do século 19. É inclusive comum pessoas que participam de eventos e outras interações sociais sobre o steampunk caracterizarem-se de acordo com o estilo do gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário